Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 2 de março de 2018

João Varela Gomes, um Farol de Futuro

O coronel João Varela Gomes morreu com 93 anos de idade, na segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018. Ficou conhecido como "o primeiro capitão de Abril". Vasco Lourenço, presidente da "Associação 25 de Abril", declarou-o uma personalidade "muito importante na história do século XX em Portugal e um grande lutador contra a ditadura e o fascismo". O general V.Lourenço não se excedeu nos elogios.
Na realidade João Varela Gomes ,desde muito novo, sempre se distinguiu como um lutador anti-fascista consequente ( assim como a sua mulher, a católica Eugénia Varela Gomes ), um cidadão-militar apologista de uma Sociedade Comunista, em particular tendo liderado um golpe contra o quartel de Beja - com um número exíguo de forças : militares, poucos, e 35 civis -  o contribuiu para mostrar a vulnerabilidade da ditadura salazarista.

A tentativa de tomada do quartel de Beja realizou-se na madrugada da Passagem de Ano de 1961 para 1962 e dela resultaram 2 mortos e vários feridos ( entre eles o próprio Varela Gomes, com 5 tiros no baixo-ventre ). Nos mortos contou-se o Subsecretário de Estado do Exército salazarento, Jaime Filipe da Fonseca, que acorrera apressadamente ao quartel com reforços e que, mui provavelmente, terá sido atingido inadvertidamente por disparos de militares afectos ao ditador ( morte que a pide/dgs atribuiu de imediato "aos comunas" ).
De facto, o assalto não constituiu uma surpresa para o regime fascista , cujo Estado-Maior das Forças Armadas tinha informações de que tal poderia acontecer num dos quartéis da zona do Alentejo.

A identificação entre "alentejanos" e "comunistas" chegava a tal ponto, mesmo no imaginário dos torcionários da pide/dgs , que numa das salas da sede principal da polícia política, na Rua António Maria Cardoso, ao Chiado/Lisboa, estava dependurado um baixo-relevo em madeira onde as regiões do Alentejo contrastavam pela cor avermelhada. Os agentes da aterradora polícia todos os dias passavam por ali para lerem a lista de nomes dos "comunas" à solta e que deviam ser presos...

O assalto ao quartel de Beja foi coordenado com a presença do general Humberto Delgado, "o general sem medo" e da sua secretária brasileira ( general bastante aventureiro, com um discernimento político muito oscilante, antigo apoiante de Salazar ) , que terá pernoitado ou em Badajoz ou em Vila Verde de Ficalho (...).

O ditador Salazar ficou tão borrado de medo que perdeu a voz durante uns dias, não podendo ler o seu discurso na Assembleia Nacional fascista de 3 de Janeiro de 1962 . 
Não era caso para menos. Como escreveu um comentador destes acontecimentos, o ano de 1961 foi o "annus horribilis" da ditadura salazarenta : em Janeiro, o capitão Henrique Galvão, também ex-apoiante do ditador, tinha assaltado e apoderara-se durante uns dias do paquete "Santa Maria", crismado de navio "Santa Liberdade" ; a guerra anti-colonial em Angola iniciara-se em Março ; em Abril, dera-se o golpe, abortado, do general Botelho Moniz, um dos braços direitos de Salazar ; na primeira metade de Dezembro, a União Indiana, liderada por Nehrú, um socialista verdadeiro, retomara conta das distritos de Goa, Damão e Diu.
Já para não falar das famosas eleições de 1958, nas quais a ditadura conhecida por "Estado Novo" fora obrigada a reconhecer ao opositor, o corajoso general Humberto Delgado, 25 % dos votos entrados nas urnas. Eleições escandalosas, onde as "chapeladas" foram incontáveis e às escancaras, eleições das quais se disse, com verdade, que "até os mortos votaram".

As eleições de 58 converteram o general Delgado num mito e a ano português de 1961 revelaram o ditadorzeco Salazar praticamente isolado e humilhado a nível internacional. 

Após "a clara madrugada" do 25 de Abril, o capitão João Varela Gomes dirigiu a 5ª Divisão do Estado Maior das Forças Armadas - serviço de informações de contra-espionagem, amada apaixonadamente por metade do País, e odiada com a mesma intensidade pela metade reaccionária - vendo-se compelido , depois do 25 de Novembro de 1975 , a evadir-se, em primeiro lugar, para a Cuba fidelista, e, em segundo lugar, para a Angola do MPLA, só regressando a Portugal em 1979, onde prosseguiu o seu combate pelo Socialismo concreto e não por aquele artefacto de socialismo que se esconde numa gaveta.
Tive o privilégio e a honra de ser liderado por Varela Gomes - eu que nunca fui fácil de ser liderado excepto pelo PCP, "Partido com Paredes de Vidro". João Varela Gomes também não se deixava liderar por quem quer que fosse a não ser pelas suas profundas convicções de um revolucionário estudioso. Foi pai de uma ínclita geração , de opções flutuantes, discutíveis, sobre a qual poderei escrever noutra ocasião, pois nesta crónica não creio que caiba mais que a minha modesta homenagem ao "1º capitão de Abril", que não corre o risco, com as actuais Forças no Poder Nacional, de darem o seu nome a um aeroporto, a uma ponte, a um cais. Talvez, por descargo de consciência, uma placazita, discreta, no Panteão... 


Resultado de imagem para fotos ou imagens de João Varela Gomes                   Resultado de imagem para fotos ou imagens de joão varela gomesResultado de imagem para fotos ou imagens de joão varela gomes


Um sentido e eterno adeus ao "meu" Coronel

do Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário