Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 11 de março de 2018

Espiões Russos

Esta peça em 1 Acto deverá vir a ter várias cenas... a ver vamos ... como diz o cego .

O mais honestamente que me é possível - e não me é possível muito, pois, senão, ninguém me acreditaria - esclareço que qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência... ou um azar do caraças .

O "fait divers" do qual parte viaja pelos "mírdias" do costume. Sergei Skripal, antigo coronel dos Serviços Secretos Russos ( "coronel" é usualmente o posto mais alto que se atribui aos seres humanos nestas funções - isto, porque a titi Cristas ainda não se lembrou de exigir na AR uma "coronela", ao abrigo da "igualdade de género"... ) foi condenado, em 2006, a 13 anos de prisão por actos de espionagem : ter transmitido informações confidenciais ao Governo Britânico ( sinceramente não enxergo onde está o crime, dado que a tarefa de um espião é espiar e passar essas informações confidenciais a uma entidade superior, habitualmente um ministro dos Serviços de Administração e Segurança ou o equivalente ).
Anos decorridos, o tal do Sergei foi perdoado, no contexto de uma troca de espiões entre os EUA e a Rússia. Não terá sido perdoado com a benção dos Papas, dos Três Pastorinhos, da Virgem e da Oliveira de Fátima, visto que terá sido exposto a uma substância tóxica não identificada, no Sul de Inglaterra e encontra-se internado em estado muito grave num hospital em Salisbury, Wiltshire, no Sul da Inglaterra  ( ele, Sergei, de 66 anos e a companheira de 30 aniversários, que o assessorava desde que a esposa de várias décadas lhe falecera ).

Então, digam-me lá se isto não é um folhetim lindo, lindo, lindo, digno da SIC e do tio Balsemão ou mesmo da TVI , desde que assumido por um monsenhor bispo menos notoriamente conhecido pelo seu reaccionarismo medieval ?!...

Entretanto, por mais "outsiders" que queiramos parecer ( teclei a "word" "outsiders" por quatro razões: a primeira é por que o inglês é a língua internacional da espionite; a segunda é para me dar uns ares de ser do "milieux"; a terceira é por que ninguém sabe russo... nem eu ! ; a quarta é por que a linguagem e os métodos da espionite transvasaram para todas as áreas da vida social, nomeadamente para o futebolês... que o digam as direcções do FCP, do SCP e do SLB ) é impossível não deixar de erguer várias questões :

- Como é que de uma troca de espiões entre os EUA e a Rússia, em que esta última entrega à primeira um peso-pesado como um coronel da espionagem russa, o dito cujo coronel SS é cedido pela CIA/FBI ao MI5 - coroa de glória da espionagem britânica, creditada a nível internacional como uma das melhores do planeta - sabendo-se que nestas matérias da espionite não existem casamentos para a vida, apenas umas "amigações" temporárias, revisíveis na primeira esquina de interesses desavindos ?

- Poderá das interrogações anteriores inferir-se que a Coroa e o Governo Britânicos perderam toda a independência e passaram a constituir apenas mais um Estado dos EUA , Estado camuflado para não achincalhar completamente a Coroa Britânica e os seus Súbditos ?...

- Mas, se o coronel russo Sergei Skripal traiu a sua Pátria - e é famoso o nacionalismo do Povo Russo, ao qual o Estado Russo sempre recorreu ( tanto a Rússia dos Czares, como a Rússia dos Sovietes, como a actual Rússia de Pútin - quem o assassinou ?

A resposta óbvia dos ingénuos será: "foram os Russos para se vingarem". Porém, porque correriam os Russos o risco de o intoxicar letalmente ( e sem grande eficácia... ) em Inglaterra , onde impera o famosíssimo MI5 , e onde seria fácil de serem inculpados na opinião pública mundial?...
A verdade é que um espião - e para mais um super-pesado como um "coronel" - a partir do momento em que se torna alvo dos  "mírdias" está decapitado, pois as suas armas consistem precisamente nos segredos altamente confidenciais que armazena nos seus ficheiros ( qualquer que seja a forma que estes assumem ) e nas redes de informadores que conseguiu penetrar ou captar. Como espião resta-lhe a reforma, a menos que possua um talento invulgar para escrever como sucedeu, por exemplo, com John Le Carré ( espiões, seres humanos treinados profissionalmente para mensagens sintéticas e transmitidas em códigos inventados ). Todavia, propriamente como espião só tem em aberto a via da aposentação mais ou menos discreta.

A menos que o novo Kaizer Pútin (ele, igualmente provindo do KGB e da confiança de Yuri Andropov ) tenha decidido manter os focos do mediatismo abertos sobre Sergei Skriptal, para desviar esses focos de um novo "coronel" no terreno ... ou, talvez, hipoteticamente, porque Sergei realmente não traiu - apenas sacrificou algumas "confidencialidades" e uns tantos colaboradores - e o recente capitalismo selvagem da nova Rússia, resolva apresentá-lo, em tempo oportuno, como um herói e mártir da Rússia actual .

Assim, como hipóteses mais plausíveis, podemos questionarmos se foi o Estado cowboy ou a secular Albion que o liquidaram. Mas porque "arrumá-lo" se o tinham asfixiado nas mãos de chumbo ?... Intriga digna de um super-Hitchcok !
Aventurando-nos na imaginação talvez uma Arábia Saudita , habituada a processos mais radicais... ou uma Turquia sem grandes cautelas com os meios usados ... ou um Daesh que recorre em regra a explosivos diversificados e a foguetões lança-chamas ...

Tudo isto, são trilemas delirantes no bestunto de um blogueiro modesto. Eu, Leopardo, não possuo nenhuma rede de espiões a não ser as nada fiáveis resenhas da imprensa diária portuguesa, co-dependentes dos ainda menos fiáveis mírdias internacionais , assim só posso treslirar e divertir-me com o treslírio...

Os acontecimentos prementes do quotidiano impelem-me a recomendar-lhes vivamente que exijam ao Teatro Municipal de Almada Joaquim Benite que inclua no usualmente magnifico Festival de Teatro de Almada a peça "Um D.João Português", peça acompanhada de um diálogo opinioso com o público.  A peça dura 5 horas, dividas em duas "tranches", sensivelmente de 2 horas e meia cada, com intervalos, em dois dias seguidos.
A peça, encenada pelo Luís Miguel Cintra e por Levi Martins , representada por um elenco de luxo de excelentes actrizes e actores, é incontornável ( detesto esta palavra, embora não encontre no meu pobre léxico forma de a contornar ... ) e a conversa com o público, esclarece-nos luminosamente sobre os processos como o Grande Capital assassina com anestesia a Capacidade de Criação nos seres humanos.
Eu, Leopardo de toutiço duro, delongar-me-ei sobre esta Obra na próxima crónica, mas posso avançar que eu assinaria por baixo, na íntegra, as opiniões expendidas pelo Cintra . 

Resultado de imagem para fotos ou imagens de Sergei Skripal       Resultado de imagem para fotos ou imagens de sergei skripalResultado de imagem para fotos ou imagens recentes de "Um D. João Português"     Resultado de imagem para fotos ou imagens recentes de "um d. joão português"Resultado de imagem para fotos ou imagens recentes de "um d. joão português"           Resultado de imagem para fotos ou imagens recentes de "um d. joão português"


O sempre confiante e prenhe de uma alegria infinita

Leopardo        

Sem comentários:

Enviar um comentário