Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Mistérios da Santíssima Trindade

Como os meus pacientes leitores sabem morreu-me à pouco tempo um grande Amigo, Fernando Pereira , para mim, apenas Fanan . Convivi com ele um ou dois Verões, no máximo uns 6 meses, quando tinha 10 anos, nesse Umbigo do Mundo sagrado que é Caminha, procurei-o durante 60 anos e, há uma semana, tomei conhecimento que o malandro se finou.

É claro que estou danado, uma espécie de insânia furiosa que me leva a investir contra tudo o que me parece fora de ordem, da minha ordem, no Universo. Estas coisas não se fazem, o gajo Fanan, que , durante 6 décadas, nem novas nem mandados, tem o descaro de morrer sem avisar. Podia ser um telegrama curto, um e-mail para analfabetos, tipo : "vou morrer"
Nada, raspas, "niente", "nulla di nulla". O gajo Fanan que, aqui há 60 anos patrasmente, a última coisa que me disse foi : "agora, já sei , vais lá para essas coisas chiques de Lisboa e nunca mais te lembras da malta". É preciso ter lata ! Nem sei precisamente em que ano, dia, hora, país, local, o tipo exalou o último suspiro. O tipo, irmão, filho e neto de pescadores da foz do Rio Minho, era lá capaz de "exalar um suspiro" !... Quando muito, um arroto ou um traque .

Bom, os deuses do Camões - os únicos com os quais atino, pela sua falta de razoabilidade, pela sua violência e crueldade, tão à imagem dos humanos que os criaram - fizeram descer sobre mim uma névoa de loucura, para me pouparem, ou para eu não competir com eles. Todos temos consciência que os loucos são uma espécie de protegidos dos deuses que podem dizer e fazer o que é interdito ao comum dos mortais. Olhem o Van Gogh, para citar apenas um !...

Nesta insânia divina, deu-me para questionar os Mistérios da Santíssima Trindade . O quê ? Não posso?!... Era o que falfava !... Tenho os papéis todos em ordem : sou ateu - graças a deus !... - comunhão feita com aquele fatinho que parecíamos uns pequenos lordes, com um laço branco na manga do casaco preto, calças às riscas verticais negras e cinzentas, aluno do Ernesto Pilinhas , médico que somente dava aulas de Moral - católica, já se vê ! - no liceu Camões (o mais conceituado liceu masculino da época) e que se apurou de certeza certa que era pedófilo, seduzindo alguns dos seus mui jovens alunos,  tendo o Patriarcado afastado o tratante durante 3 anos, para o reintroduzir suavemente 3 anos após. Muito mais que a honorabilidade do Pilinhas o que estava em jogo era a própria honorabilidade do Cardeal Cerejeira, acólito para as matérias da Cruz do salazarento Salazar .

Além disso, tenho a preceder-me a palavra séria do padre Mário de Oliveira, padre da Lixa, que recusa aceitar os pretensos milagres dos 3 Pastorinhos como parte da ortodoxia católica. Sustenta Mário de Oliveira que os ditos milagres mais não foram que uma montagem do clero de Ourém, montagem que o Vaticano, nomeadamente Bento XVI , após ponderar os prós e os contras, hesitar, não teve força para se opor.
O Patriarcardo de Lisboa despadrou o padre Mário de Oliveira, ou seja, retirou-lhe o direito de dizer missa, todavia a sua voz continua a pesar fundo na consciência de inúmeros católicos, de crentes e não-crentes e, até, de ateus, como é o meu caso.

E, no meu caso, leopardo filosofante, sou atraído pelas questões do âmago. A Bíblia escreve logo nos versículos iniciais que : "No princípio era o Verbo: Pai, Filho e o Divino Espírito Santo".
Ou seja, uma comunidade inteiramente masculina !!! E uma comunidade inteiramente de machos, sem nenhuma mulher, a conversar, a conversar, a conversar encheu o planeta Terra com 6 mil milhões de habitantes até ao presente, machos e fêmeas, mais umas criaturas que de manhã optam por um género, à tarde por outro e à noite logo se verá.

Eu sei, eu sei, que isto é muito "fashionable", mas não convence ! Na época ainda nem existiam "barrigas de aluguer" mesmo para as fortunas abastadas ! Nem enxertos de órgãos ! Nem terapeutas especializados em mentes em trânsito ! Atão com'i é ?...
Estou mesmo admirado que o Movimento Feminista ainda não tenha posto nos Tribunais Teológicos o Estado do Vaticano por esta postura transparentemente machista, contra os Direitos das Mulheres . A  Praça de São Pedro e São Paulo (continuem a constatar, só homens!...) deve uma explicação à Humanidade. Não é só andar por aí, a fingir que se lava os pés a uns miseráveis, decerto seleccionados, e despachá-los com uns latinórios que só os professores de greco-romanas entendem.

A moenga já vai longa, porém teria ainda muito mais para questionar. Se a Biblia assenta que o Adão e a Eva ( por fim uma mulher... que ninguém percebe de que manga do ilusionista é que saiu ) só reconhecem que estão nus quando bebem Vinho (certamente um tinto de Pias ! ) porque bulas é que juventude bebe cada vez mais cerveja, líquido sem dúvida com uma bela cor, mas cujo sabor a aproxima irremediavelmente da urina. Ou, em lugar de ingerir uma aguardente velha, enjorca wiskyie, de cor aceitável, mas a saber a tintura de iodo. Ou porque razão, o Pai Natal, inventado no norte da Europa, se enfarpelava com um gibão verde e, hoje, o gibão é encarnado, da cor das latas de Coca-Cola, vendidas à fartazana pelas Grandes Empresas Camones.

Eu sei que a geometria linear das questões teológicas acaba por se estropiar de encontro aos trajectos inesperados da Vida. Porém, a Beleza Inigualável da Vida e dos Seres Humanos consiste precisamente em tentar compreendê-la e cumpri-la.


Resultado de imagem para fotos ou imagens da Santíssima Trindade  Resultado de imagem para fotos ou imagens do padre Mário de Oliveira



Saudações mais confiantes que nunca

do Leopardo     

Sem comentários:

Enviar um comentário