Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Refocando as Constelações... já a bocejar.

Refoco - ou será que refogo, ou que re-enforco ?... - a matéria das Constelações por um acervo de motivos.
Por um lado, o meu grande Amigo Diogo (não, não é esse, o que usa uns óculos de fundo de garrafa numa cara semelhante ao focinho de uma vaca engripada! Eu era lá capaz de ser amigo de um gajo com uma carreira reaccionária de uma vida inteira !), o Diogo, ilustre declamador dos U-Tópicos, endereçou-me um e-mail com um comentário que me permitiu transcrever: "Que passas umas tangentes e às vezes quase riscas a pintura de loucura parece ser um facto. O que é curioso, porém, é que és sempre um louco com muito juízo. Gosto de te ler. Atira-lhes grande leão (salvo seja, porque tu és lampião...). Um forte abraço."
É óbvio que é um elogio exagerado de um Amigo, acima das minhas virtudes, mitigado (para disfarçar) pela afirmação de que roço a loucura (toda a gente sabe que sou doido varrido) e acicatado pela alfinetadela de me apodar de "lampião" (lampiões só conheço os honrados candeeiros da  infância do meu Pai e umas tentativas de insulto ao glorioso SLB, que outra coisa não consegue senão somar vitórias).

Por outro lado, devo este re-foco ao meu Amigo e Camarada que me vai alimentando o ego, sustentando que sou, sem margem para dúvidas, um dos grandes escritores portugueses actuais. É também evidente que se trata da hipermetropia de um Amigo, e teclo o que teclo, pois o rapaz não encontra tempo para comentar os meus blogues. Como pode ter tempo se é mais um dos saltimbancos da vida musical, precário da arte dos sons, sempre a pular de emprego para emprego para assegurar uns dinheiros para o bife e sustentar com dignidade a vida de uma filha que leva à escola, vai buscar à escola, ajuda a fazer os tpc's, adormece a contar-lhe histórias ?... E ainda acha tempos para militar no único Partido português com centenas de anos de prisão nos calabouços fascistas.
O Artista é o meu amigo músico e militante, o herói ignorado do quotidiano é ele, ele é que merece estas linhas, e não eu, escrevinhador das migalhas que a vida real e a vida dos sonhos me atira.

Ainda de outra banda, devo estas linhas a Stephen Hawking, físico e cosmólogo ligado à mecânica quântica, investigador de referência dos séculos XX e XXI, teórico controverso, que colegas acusam de ser uma estrela "pop" do mundo da ciência e de sustentar teses que nunca demonstrou sequer ao nível das equações matemáticas (por exemplo, nega a existência de "buracos negros" e defende a realidade de um Universo em expansão)
Stephen Hawking, físico-matemático inglês, que sofre de uma esclerose degenerativa, comunica através de um sistema sofisticado que interpreta os movimentos da sua glote, das suas bochechas, das suas pálpebras, que vive paralisado numa cadeira de rodas, que se define como ateu, tem desenvolvido trabalhos teóricos no sentido de integrar a macrofísica ( de Einstein ) e a física das partículas subatómicas ( de Heisenberg e Max Planck ).
Ora, tudo isto nada tem a ver com os "mundos paralelos" da peça de Nick Payne, "mundos paralelos" de âmbito claramente psicológico.

Vale a pena ainda referir as curiosas opiniões de S. Hawking , o qual sustenta que não devemos disponibilizar as coordenadas do planeta Terra porque outros seres vivos, e alguns eventualmente mais inteligentes que nós terrestres, poderiam vir cá e colonizar-nos a exemplo do que Cristovão Colombo praticou com os índios da América... 

Entrementes e entreteclas me disperso por estas considerações afectivas, cosmológicas e epistemológicas, os "mírdia" tentam convencer-nos que o destino do planeta depende das eleições no país dos "cowboy's" como se os "bosses" das gigantescas e tentaculares empresas transnacionais deixassem que o fluxo dos seus lucros fossem geridos por um qualquer Trump ou por uma qualquer Hillary - por muito palhaço e nazi que seja o primeiro e por mais cerebral e desapiedada que seja a segunda - e não pelos clubes secretos onde congeminam a sua própria eternização no poder. Há muito que defendo neste blogue que a desmesura troglodita, machista e nazi de Trump não serve outro propósito senão dar um retrato minimamente credível de "democrata" a Hillary. A umas horas do fecho das eleições nos EUA, prevejo com tranquilidade a vitória "da primeira mulher na Presidência dos EUA" - como rezam os "mírdia". Em qualquer caso, o planeta Terra continuará a amanhecer todos os dias mais perigoso na corrida desenfreada em curso para uma terceira guerra mundial. Desfilada que só a luta organizada dos Povos poderá travar e inverter.

No rectângulo nacional, o "Míster" Primeiro de Todos, ora "smiles" ora gravidades, vai-nos responsando que o passo tuga tem que acertar com o passo "Ocidental" onde nos incluímos. E o nosso Segundo "Míster", o oleoso, assegura-nos num sorriso permanente, que o rectângulo mais ilhas melhor não podia andar, "embora não tanto como desejaríamos" , esvanecendo-se nas "pantalhas" sempre a sorrir.

Nos intervalos destas corridas de cavalos, o inimaginável dirigente do até anos recentes honrado SCP, dirigente-presidente que não gosta de ficar-se atrás de ninguém, brinda-nos com mais um conflito em que se envolveu, chutando para a FPF a resolução do imbróglio em que se meteu: que não foi ele que insultou e agrediu o dirigente do outro clube, mas o inverso. O folhetim promete mais capítulos. O futebolês joga-se nos relvados, nas bancadas, nos balneários, nos tablóides, nos Tribunais...
E o imaginoso "míster" do mesmo clube - "míster" que tanto tem enriquecido a língua portuguesa com um dialecto pessoal inimitável - enrouquecidamente assevera (oh homem, chupe uns rebuçados "Baillard", que se bem não fizerem, mal também não !) que não deu pelo conflito, nem o vislumbrou, o que interessa é apenas o que ocorre dentro do campo.
Detectamos umas dissonâncias entre as músicas dos dois "míster's", mas o futebolês é mais retorcido e barroco que as catedrais da Idade Média ou a catedral de Gaudi.



Resultado de imagem para fotos ou imagens de Stephen Hawking Resultado de imagem para fotos ou imagens de Stephen Hawking Resultado de imagem para fotos ou imagens de Donald TrumpStephen Hawking Resultado de imagem para fotos ou imagens de Hillary Clinton Resultado de imagem para fotos ou imagens de Bruno de Carvalho







Post Scriptum : um bom Amigo prometeu enriquecer as minhas informações sobre a epistemologia e as teorias acerca das partículas subatómicas com contribuições suas, professor aposentado de físicó-química. Logo que me cheguem, adendá-las-ei.  



Saudações fraternas e atentas 

do Leopardo



1 comentário: