Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Miuçalhas 2

Na sofreguidão de Vos transmitir o lodaçal que foram as eleições estado-unidenses - lodaçal que porta no bojo inúmeros ovos de serpente, lodaçal cujo único aspecto positivo que tem revelado é uma enorme rejeição da eleição do Trampas por parte substancial da população dos EUA -, esqueci-me de Vos falar de dois espectáculos a que assisti recentemente. Nessas eleições-lodaçal que importa já que os 155 mil votos que Hillary teve a mais tenham subido para 668 mil votos nas contagens que ainda não fecharam, ou que a actual mulher do Trampas , 30 e tantos anos mais nova do que ele, tenha pousado nua para a revista porno "Playboy" ou que tenha dançado no varão?!... Pelo que é dado observar, ser mulher do Presidente da "maior democracia do mundo", os "States", é uma lexívia que lava tudo...

Dentre os dois espectáculos esquecidos, um deles magnífico, um "capolavoro", a Ópera "OEdipus Rex", que resplandeceu no Teatro de São Carlos (em Lisboa, ao Chiado) durante três exíguas sessões.
Acrescento já que o único aspecto censurável é que uma obra de tal esplendor , e tão dispendiosa, só seja exibida 3 vezes (sempre com a lotação esgotada), e não seja levada, pelo menos, ao Porto.
Nas três récitas levadas ao palco do São Carlos não sei o que mais devo salientar: se a interpretação exemplar do Coro (elemento crucial da obra), dirigido pelo maestro Giovanni Andreoli (um italiano em aportuguesamento progressivo), se o tenor Nikolai Schukoff (OEdipus), se a mezzo-soprano Cátia Moreso (Jocasta), se a encenação com um ritmo trágico de estatismo de Ricardo Pais, se o despojamento espectacular da cenografia e figurinos de António Lagarto, se o acerto à altura da obra (o que não é dizer pouco) da Orquestra Sinfónica Portuguesa , dirigida superiormente pelo maestro Leo Hussain , de renome internacional em ascensão, se do empenhamento e acompanhamento invulgar de todos os que integraram as récitas. 

A Ópera, resultante de uma colaboração entre Igor Stravinsky e Jean Cocteau, reinterpretou a tragédia grega de Sófocles, vazou-a no latim clássico, não tanto para nos dar o drama familiar (elemento central da teoria psicanalítica de Sigmund Freud) ou para se constituir como uma parábola sobre o Destino, mas, sim para ser uma alegoria entre as pulsões insubordinação/orgulho e a submissão que habitam o espírito humano. Além disso, Stravinsky pretendia virar uma página da Música, afastando-a das influências dominantes germânicas, "nebulosas",  de Wagner e do romantismo de Debussy.
"OEdipus Rex" foi recebida sem entusiasmo pelo público nas primeiras récitas, que só lhe encontrava desarmonias, e recebeu dos músicos opiniões muito dissemelhantes, desde o louvor extremo ao desagrado total.
Entre os primeiros, Francis Poulenc - "A vossa arte alcançou tais alturas que seria necessária a língua de Sófocles para poder expressá-la" - e Maurice Ravel - "Stravinsky nunca está, felizmente, satisfeito com as suas últimas obras: ele está sempre à procura. (...) OEdipus Rex  mostrou que, enquanto ele se diverte com as velhas formas, ele está, na realidade, a encontrar algo de novo." 
Da banda dos segundos, Benjamim Britten - "(...) O entusiasmo do maestro pareceu não se ter transmitido aos espectadores. O coro cantou com a necessária precisão, mas monotonamente e sem grande vitalidade. A atitude da orquestra pareceu ser a mesma: os solistas (...) pareciam estar totalmente à deriva." Arnold Schönberg  (considerado o pai do dodecafonismo) ajuizou: "Não sei o que deva gostar no OEdipus... é tudo negativo; invulgar teatro, invulgar encenação, invulgar resolução da acção, invulgar escrita vocal, invulgar representação, invulgar melodia, invulgar harmonia e contraponto, invulgar instrumentação - tudo "in" sem ser nada em particular... Tudo o que Stravinsky compôs é ruído, tudo o que é desagradável esta sua obra deve inspirar."

Quando Stravinsky morreu - a 6 de Abril. 1971, em Nova York, sendo sepultado, a seu pedido expresso, a 15 de Abril do mesmo ano, no cemitério ortodoxo San Michele, em Veneza - já ninguém contestava o marco incontornável que as suas obras constituem no património da Música, música de um finlandês que tão bem assumiu o espírito tradicional da música russa.

E depois de ter escrevinhado sobre a obra-prima "OEdipus", chamo-Vos a atenção para o filme "O Herói de Hacksaw Ridge", não para o irem ver, mas para não caírem na esparrela de o verem.
Inspirado num caso verídico da 2º guerra mundial, no caso de um americano, objector de consciência, que se oferece voluntariamente a ir para o campo de batalha, integrado nos serviços de saúde, para salvar vidas, mas se recusa a usar uma arma e, muito menos dispará-la. Afirma que deus é que o comanda e é o seu escudo. Em pleno campo de batalha, praticando actos de um heroísmo extremo e de improvisos de inteligência, salvará 86 militares americanos e uns tantos japoneses (japoneses que os serviços de saúde norte-americanos deixaram morrer) , na batalha pela ilha de Okinawa (no Japão, único teatro de guerra no qual as Administrações dos EUA investiram realmente, desejosas que estavam - e estão - de penetrarem economicamente na China e na Índia).
Portanto, um caso inspirado em acontecimentos reais - e entrelaçado com uma história romântica, igualmente inspirada no real - que poderia ter uma leitura pacifista, tão necessária nos tempos hodiernos. Porém, assim não pensam os donos de Hollyhood. Entregaram a direcção do filme a Mel Gibson e, nas mãos deste realizador troglodita, todas as películas se transformam num campo virtual de batalha sanguinolenta com os tambores da guerra a sobreporem-se a qualquer lampejo de pacifismo.
Se, apesar da minha advertência, insistirem em ir ver as duas horas de palavrões, explosões, estertores mortais, tudo servido em bandas sonoras mega-estereofónicas, verifiquem no final se algum sangue não Vos escorre também nos neurónios.

Todavia, no domingo jogou a Selecção Nacional de Futebol - sénior, masculina - superiormente liderada pela cara torturada do Fanan (do qual sou "tiffoso" à séria... tocam-me a alma a sua modéstia, ponderação, coragem, capacidade de sofrimento). Lá ganhamos, como não podia deixar de ser, a uns matarruanos de uns lapónios, brutos com'às casas... Eu, que não percebo nikles de futebol nem exibo pretensões a perceber, falhei no resultado (costumo acertar, vá-se lá saber porquê). Tinha previsto que ganhávamos por 3 a 0 e o Fanan compensou-nos com 4 a 1. É de míster !! Eu festejei com uma garrafa de bom tintol da península de Setúbal e umas aguardentes velhas. É também o meu desforço sobre o Trampas .

No registo trágico-cómico tivemos a prisão do Piloto . O psicopata com vários assassínios às costas, que os "mírdia" agora apodam de "presumível delinquente", entregou-se às forças policiais exigindo a presença dos órgãos da Comunicação Social. E as polícias anuíram ! O malandro, acolitado e instruído por uma equipa de advogados (pelos vistos dinheiros não faltam...) , exibindo um focinho de pão sem sal,  defende-se afirmando "eu sou maluco!, então não se vê logo?! não me lembro de nada", afirmações que demonstram que psicopata será, mas com perfeita consciência de tudo o que cometeu.
E eis o Piloto transformado em folhetim nacional... Isto não se faz à Teresa Guilherme que praticó-concretamente usufruía do exclusivo com a sua Casa dos Segredos dos"bas-fond" ...

É verdade que o Piloto apresenta uma vantagem: parece que o homem sobreviveu durante um mês a castanhas. O que constitui, como é óbvio, uma excelente propaganda à boa da castanha nacional. Proponho imediatamente que se proponha a Castanha Nacional a Património Cultural da Humanidade. E que se envie uma arroba de castanhas nacionais ao Obama, ao Trampas e à Hillary... só para aquilatarem o que são os portuguesinhos valentes... 

Outro caso de milagre são as descidas e subidas da economia nacional e alemã. Todos os dias sobem ou descem, variam (ou vareiam? ou varejam? , o sr. Malaca Castel-Queijo que me desculpe, porém aquele seu iluminado Açordês deslumbra-me e entontece-me !)  uns pontos. O Instituto Nacional de Estatística (INE) concluiu à pouco que o PIB (Produto Interno Bruto) português, em 2016, subiu para 1,61. É de maravilha, sobretudo face à economia alemã que desceu não sei quantos pontos, apesar da alegria incurável de herr Schültz e da chanceler Merkel .

Sua Excelência Excelentíssima, o nosso Primeiro Absoluto nos Negócios do Estado encontrou uma expressão sublime para definir a subida do nosso PIB: afirma Sua Excelentíssima Excelência que mais ponto menos vírgula do nosso PIB, ele prefere ver "o copo meio cheio" em lugar do "copo meio vazio" dos do bota-abaixismo. Medir o PIB aos copos só uma inteligência com'à dele s'alembraria... Digamos que é uma pipa de esperança que Sua Excelência oferta à Nação. Retiro-me, curvado, às arrecuas.

E para terminar com sal esta parlenga de hoje, quero recordar que o nome Vatel não surge por acaso como marca de alguns tipos de sal. Foi repescado de um famoso cozinheiro do rei Luís XIV (século XVII) que bastante contribuiu para a fama, justificada, da cozinha francesa. Entre outras coisas é-lhe atribuída a invenção de creme de "chantilly" (o que é contestado por italianos, espanhóis e "tutti quanti" eram Nações de peso na época... a cozinha tem igualmente um importante papel político e ideológico!). Vatel ficou de tal forma famoso que, quando se quer afirmar que fulano é um grande cozinheiro, se diz "é um Vatel". O grande actor Gerard Depardieu já interpretou a figura de Vatel numa excelente película, lição de história sobre a centralização do poder no rei e a transformação da poderosíssima nobreza feudal numa nobreza de corte.
E, vejam lá, segundo rezam as crónicas, o talentoso e ambicioso Vatel suicidou-se aos 40 anos por supor que iam falhar uns festejos que Luís XIV o encarregara de organizar para inaugurar a abertura do Palácio de Versalhes. Festanças que duraram 2 semanas, para 60.000 convidados, festanças que incluíam espectáculos musicais, óperas, teatro, ballet, performances diversas, para além dos banquetes.
Mas, a que propósito vem esta minha referência a Vatel? Devido ao sal. O sal, usado inicialmente como um produto farmacêutico (por causa do seu preço), tornou-se posteriormente fundamental na alimentação, nomeadamente para temperar as belas das castanhas - as batatas só chegaram, infelizmente, depois da descoberta do Novo Mundo, as Américas. Ora, sem sal, que seria das belas castanhinhas portuguesas com a sua quota parte na subida gloriosa do nosso PIB ?!!...

E, como o senhorito B.de.C. não contribuiu nos últimos dias com nenhuma altercação nova para nos alegrar as existências cinzentas, para além de se ter apurado que cuspiu para o cara do presidente do Arouca e de nos termos inteirado que o designado presidente do Arouca está à altura litigiosa de B.de.C. , termino por hoje este blogue, antes que a trampa me entupa a paciência.


Resultado de imagem para fotos de Igor Stravinsky Resultado de imagem para fotos de Jean Cocteau Resultado de imagem para fotos do espectáculo no São Carlos "OEdipus Rex" Resultado de imagem para fotos de Gerard Depardieu


                                       Resultado de imagem para fotos de castanhas assadas
Saudações amistosas

e um pouco mal-cheirosas

do Leopardo 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário