Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cabaret's ou Tavernas 2

Antes de entrar no que aqui me traz verdadeiramente hoje, despachemos um filme que está em cartaz, que suscita muitos aplausos, sem que um só desses aplausos seja meu. O filme em questão, "Elle", é supostamente realizado por Paul Verhoeven e interpretado pela famosa actriz francesa Isabelle Huppert (as fãs que tanto a admiram pelo menos aprendam a grafar o nome dela correctamente).
"Elle" foi na realidade realizado por Isabelle Huppert, que sobrepôs, até aos mais ínfimos pormenores, a sua direcção à de Verhoeven, e relata a estória de uma produtora de filmes publicitários muito bem sucedida e conceituada no mercado, que dirige ditatorialmente uma enorme equipe de artistas criativos, produtora que é violada com uma brutalidade inusitada no interior da sua luxuosa residência. Seguir-se-á a vingança, igualmente brutal, conduzida pela produtora, executada por intermédio de um seu filho, talvez um dos poucos caracteres moralmente bondosos da estória - tonto, mas bondoso; os caracteres bondosos desta obra serão, no máximo, dois, e fracos da moleirinha.
Não recomendo este filme nem aos meus inimigos, pois considero-o um filme de uma maldade perversa, perversidade a que Huppertt parece ser atreita, pois as cenas da violação, repetidas vezes sem conta, parecem um "remake" de uma outra cena de violação da fita "A pianista", executadas no chão, com violência para paladares fortes. Atrever-me-ia mesmo a dizer que a crueldade desapiedada, cínica, prepetrada de preferência por terceiros, se assemelha bastante à que é conduzida sob a bandeira Trump.

E, para nos desinfectarmos da pestilência da Huppert, regressemos ao "Cabaret Alemão" do quinteto Maria Rueff, Sofia de Portugal, Luísa Costa Gomes, António Pires, Gabriel Gomes. É, voltei à magnificente taverna (na sala de manjar do TMJB). Tenho algo de novo para teclar?... Não e sim. Não, porque caí mais uma volta sob o encanto das interpretações e das pequenas variações à viola que vão introduzindo. Sim, porque as actrizes/ores estão a trabalhar e a atmosfera de festa crítica que induzem nos fazem esquecer esse trabalho profissional e nos criam a ilusão de que a Festa é total e de todos. Posso concluir, garatujando que, se arranjasse bilhetes para os restantes espectáculos, tornariam a encontrar-me lá ! É um espectáculo de humor inteligente (o mais difícil !), nos antípodas da estupidez belicosa dos Trampas, da banda da alegria de viver e conviver.

Igualmente nos antípodas da fúria acéfala e letal do trumpismo, nas praias dos porvires que cantam e dançam, situa-se o XX Congresso do PCP - no Complexo Municipal dos Desportos, na cidade de Almada, nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro.2016.
XX Congresso , longamente preparado, ao longo de meses e meses, ascultando organizações amplas e outras de menor abrangência, que os "mírdias", ostensiva e arrogantemente, ignoram e silenciam.

Assim, como "esquecem" o 25 de Novembro de 1975 , data na qual Mário Soares , mancomunado com a hierarquia religiosa católica e as forças políticas nacionais e internacionais mais reaccionárias, se preparava para mergulhar Portugal na guerra civil e dividir o País em dois. "Mírdias", por outro lado, tão solícitos a transmitir qualquer fumo de cigarro electrónico do "futebolês" ou pensamento em queda livre do senhorito Passaralhos Coelho.

Todavia, devo acrescentar que as alegrias não me florescem apenas dos "Cabaret's Alemães" ou do XX Congresso, elas brotam igualmente da militância do meu camarada Rogério, que,  entre outros deveres militantes e a escassez de dinheiros, ainda encontra pachorra para ler os meus blogues, ou de um amigo virtual, Luís Rodrigues, que afirma "ter lido com atenção o meu blogue "Cabaret's" e ter gostado". De facto, não existe uma balança para distinguir as alegrias umas das outras...

De roldão com as alegrias pingam também alguns desgostos. Então o Benfica, depois de ter o jogo com o Besikas nas botas, não deixa empatar aquilo?!... Prefiro não teclar sobre as frases tatuadas do Quaresma, mas não posso deixar de perguntar à minha querida amiga Rueff (permita-me que a trate assim) em que meio de transporte foi ela à Turquia, se à noite já estava a actuar no TMJB ?... Foi no seu táxi particular das 13 horas radiofónicas ou escapuliu-se discretamente para a UBER??... Não quero crer no último suponhamos, todavia, de qualquer forma, permanece um mistério super-sónico... A partir de agora, tenho as minhas orelhas em cima de si (não, não são tão grandes como as do Orelhas de Abano)...

Por fim as preocupações profundas: não é possível deixar de mencionar as derivas galopantes das Administrações  Cowboys para uma 3ª guerra mundial : ele são os "muros" no México e em Berlim, ele são os super-poderes das Agências de Informação Secretas (vulgo, agências de espionagem) e a publicitação pública da legalidade e eficácia das suas técnicas de espionite paranóica.

Concluindo entre o humor e a farsa: as sondagens da Católica. A Universidade Católica há anos que erra as suas sondagens. Não obstante, os "mírdia", sempre prestimosos, reverentes, obsequiosos para com ela, publicitam esses erros, rapidamente desculpados porque não se podia prever a taxa das abstenções ou por outra razão qualquer.
Desta feita, registei apenas 3 das "previsões" (há quem as considere tentativas de manipulação da opinião pública):  a taxa de popularidade do presidente Marcelo Rebelo de Sousa é a mais alta que qualquer Presidente da República já teve; o PSD desce, e Passaralhos Coelho tem uma percentagem de apoio inferior à do PAN (!); o PS talvez tenha possibilidade de obter uma maioria absoluta mesmo sem o apoio da "esquerda radical" (entenda-se PCP e BE).
A previsão do apoio popular a Sua Excelência Excelentíssima não surpreende dada a habilidade de Sua Excelência a distribuir sorrisos, medalhas, abraços, condecorações, a proferir discursatas "nim", ou seja, nem sim nem sopas, e o estardalhaço que os "mírdia" sempre desempenham em lançar para os éteres tais fogos-fátuos.
A "previsão" referente ao psd é um claro aviso ao partido e à necessidade de mandar para o banco dos suplentes um jogador incansável a chutar bolas para as bancadas.
O aceno ao PS com uma maioria absoluta sozinho é uma indisfarçável casca de banana lançada aos sapatos de pelica do sr. António Costa.



Resultado de imagem para fotos do Cabaret Alemão Resultado de imagem para fotos do Cabaret Alemãohttps://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_h3RBBc-cC2FZqz74pyDyzcCCGgls6xUjYD03rO86LiBbBJcDAQ

                             Resultado de imagem para fotos do Complexo Municipal dos Desportos, em Almada



Encerro por hoje, seguro que nem os meus melhores amigos, aguentam tanta verborreia.

Amplexos cordiais de luta

do Leopardo  

Sem comentários:

Enviar um comentário