Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Elektra

Planeei esta nova crónica do meu blogue para Vos falar de uma Ópera, mas alterei a ordem de prioridades porque entretanto fui ver a peça "Crise no Parque Eduardo VII", peça encenada pelo João Mota ( esse, o da "Comuna" ), apresentada no Teatro Municipal Joaquim Benite/TMJB, em Almada e precedida de uma "conversa com o público", bastante esclarecedora dos processos de criação do Mota, e alterei a ordem das falas para Vos recomendar vivamente que não percam uma réplica da representação da obra, onde quer que a topem ou, se for necessário, exijam-na ao encenador e à Companhia. 
E não a percam porque é tão excelente que, falando de realidades terríveis do nosso tempo, consegue fazer-nos rir, de um riso inteligente, da nossa própria miséria. E não a percam porque , entre outros dons, é travejada por duas interpretações de arrasar : uma do meu Amigo Carlos Paulo, há muito actor maior dos nossos palcos, outra de Igor Sampaio, micaelense de pronúncia indisfarçável. Contudo, uma análise mais esmiuçada da peça e da "conversa com o público" , como merecem, ficará para umas segundas núpcias ( embora tema que estas "segundas núpcias" me façam entrar no patamar dos "recasados", estigmatizado pelo senhor cardeal-patriarca Don Manuel Clemente , e me obriguem a uma abstinência sexual para o resto da minha triste existência, abstinência que não poderá sequer ser mitigada por práticas masturbatórias... ) .

Aviada para já esta urgência, aproximemo-nos então da Ópera de Câmara "Elektra" , de Richard Strauss ( grande compositor alemão que não pertence à família dos vienenses Strauss que o antecedem, embora o compositor de Munique introduza a valsa nas suas obras e a faça equivaler a danças catárticas que fundem o erotismo e a morte ).
As notas do óptimo (e barato) programa do Teatro Nacional de São Carlos - embora eu tenha absorvido por todos os poros do meu corpo a Ópera de Câmara no Centro Cultural de Belém - são ricas de esclarecimentos acerca dos processos de criação do espantoso compositor, da fusão que efectuava nas suas metáforas musicais entre a realidade a acontecer e as terríveis consequências que se lhe seguiram, as quais antecipou.
Por exemplo, conta-nos o musicólogo Sérgio Azevedo que R.Strauss várias vezes terá desabafado "a minha mulher é, frequentemente, bastante mal-educada. Mas sabem uma coisa? Eu preciso disso!" . Strauss referia-se à soprano Pauline de Ahna, super-diva da Ópera daqueles tempos, filha de um oficial prussiano, casada com o enorme compositor cerca de 55 anos, de "comportamento demasiado directo e desbocado", ao nível das cavalariças prussianas, que atirou com a partitura à cabeça do maestro, o próprio Strauss, brevemente seu futuro marido.
De facto, Pauline de Ahna, "mulher determinada, habituada a conseguir o que queria", assegurou-lhe uma vida estável e obrigou-o, no sentido literal do termo - fechando o compositor no seu gabinete de trabalho - até este terminar as obras a que se tinha comprometido dentro dos prazos acordados ( Strauss era mais propênsico a jogar um jogo de cartas - "skat" - com os amigoches do que a respeitar os prazos ).
A psicanalista Clara Pracana explica-nos que "elektra" , no grego de Homero e Sófocles, significava "brilhante" , donde derivam os étimos "electrão" e "electricidade". E a estreia da ópera em Londres, em 1910, propagandeava-a como "a ópera que vai electrizar London".

Isto, como sabemos, num saber de experiência feito, não seria possível com o grego actual, que  não iluminou coisíssima nenhuma e conduziu em linha recta ao Siryze" e ao revisionismo palrador, gabarola, a armar a galaroz.

Diz-nos Clara Pracana que "os mortos são ciumentos, possessivos e vingativos. A protagonista da ópera, Elektra, (sobre)vive obcecada com a vingança dos assassinos do pai, Agamemnon. É como se a sombra do pai - o objecto dela - tivesse tomado conta do ego de Elektra".
Elektra era uma das filhas de Agamemnon e de Klytämnestra, pertencia à casa dos Atreus, sobre a qual estava suspensa a maldição dos crimes de sangue, por vingança. Assassínios em família, porque, para os gregos de Homero, Sófocles, Ésquilo, a família é o palco da tragédia.

Isto pode ser aplicado às "famílias actuais", "for instance" "a família europeia", onde as traições e os crimes de sangue, os assassínios começam na economia a várias velocidades e na subordinação à política nuclear e belicista do Estado "cowboy" . 
Aliás, o psicanalista Carl Jung, na esteira de Freud, propôs a expressão "complexo de Elektra" como o equivalente ao designado "complexo de Édipo" - necessidade de matar metaforicamente o Pai e ocupar o seu lugar à cabeça da família - , expressão que realmente nunca vingou, mas a concepção de um crime de sangue, de alguém que assassinou o progenitor, e esfrega com frequência as mãos uma na outra para "lavar" aquele sangue impuro persistiu e pode ser detectada em obras como o Macbeth.

Voltarei à "Elektra" e à "Crise no Parque Eduardo VII" só pelo prazer vingativo de Vos moer as cabeças com eles - pois as salas podiam estar mais cheias do que estavam, deviam mesmo estar à pinha, com gente sentada nos degraus da sala, e pelo puro prazer de Vos falar do que é Belo e irrepetível.


        
Resultado de imagem para fotos ou imagens da Ópera Elektra Resultado de imagem para fotos ou imagens da ópera elektra


   Resultado de imagem para fotos ou imagens da peça de teatro "Crise no Parque Eduardo VII"        Resultado de imagem para fotos ou imagens da peça de teatro "crise no parque eduardo vii"


Saudações irrepetíveis do

Leopardo



















Sem comentários:

Enviar um comentário