Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Maré d'Assédios - Segunda Vaga

Ladinos como são deram-se logo conta que os assédios, nesta segunda vaga, começam já no título com o "d" quase a cavalo no "a" maiúsculo !... Assim vai o mundo, com alguém sempre a trepar em cima de alguém !...
Só eu não consigo trepar p'rás cavaleiras de nenhum editor que me publique. "Pois sim, menino, vai andando, escreves como um mestre, mas os tempos 'tão difíceis, de crise... não há bago! Ainda por demais pões-te com esquisitices, não aderes ao Acordo Malaca Casteleiro. O homem fez-te algum mal a ti ?!...".

No campo dos assédios sem ambiguidades Charlie Rose , apresentador de TV célebre nos EUA  , de 75 anos, foi suspenso das gigantescas cadeias televisivas CBS e PBS após ter sido denunciado por assédio sexual a 8 mulheres ("C.Manhã",21Nov.17). É óbvio que as denúncias não hão-de ter sido nenhuma novidade para as cadeias de televisão e que as mulheres abusadas não terão sido apenas 8, mas amigos amigos, negócios à parte, o Charlie 'tá suspenso de imediato ( acertarão contas quando a poeira assentar... ) e a atmosfera de suspeição, espionites, denúncias, traições está instalada na "maior democracia do mundo" ( julgamos estar a assistir-participar a uma 2ª edição do Império Romano no século XXI ).

A actriz norte-americana Natalie Portman declara: "fui assediada em quase todos os trabalhos" ("Jorn.I", 21Nov.17). Segundo a linda Natalie, com ela, "nada terá ultrapassado os limites", porém, agora, sente o dever de defender os colegas de profissão. Portanto, a tal atmosfera envenenada de que falei no parágrafo anterior produz os seus frutos...

Passando a assédios mais claramente políticos a titi Cristas , com a desvergonha e os buracos na memória que a caracterizam, acha que "o país - com os incêndios e a legionella" - está a ficar indiferente à morte" e culpa o Governo por isso. É claro que toda a gente sabe que os incêndios assolam o País real há décadas - com a titi Cristas a integrar alguns Governos e a ser responsável por cortes financeiros na defesa da floresta e nos sistemas de higiene dos Hospitais Públicos - toda a gente o sabe excepto a titi que vive num mundo paralelo, numa quarta dimensão... Por exemplo, a Presidente da Sociedade Portuguesa de Neonatologia afirma, e explica, que "é quase impossível um bébé prematuro não apanhar uma infecção hospitalar" (TSF,17Nov.17). As cristas da Cristas vogam acima destes "pormenores despiciendos"...

O senhorito Luaty Beirão , presentemente em Portugal , em "tournée", a lançar um disco de música Ró ( sim, parece que também tange músicas destas ), papagueia que o Presidente de Angola "já fez uma revolução" nas terras angolanas ("C.Manhã"21Nov.17). Sendo evidente o empenhamento do senhorito Luaty, - Luaty que há 6 dias atrás, surpreendido e animado, palavrava que João Lourenço "está a meter a mão no ninho de marimbondos" -  o cujo qual, neste momento crucial para o seu país, se passeia por Portugal para vender o seu disco, ensaiemos observar mais de perto a realidade angolana, enorme País, de longe o mais rico do Continente Africano.
Tenho sido basto parcimonioso em reflexões ou comentários sobre os acontecimentos políticos em Angola . Tudo me surge tão rápido. O novo Presidente de Angola substitui  Eduardo dos Santos , que esteve 38 anos no poder e o larga, aparentemente, sem grandes resistências, exonera Isabel dos Santos - uma bilionária em qualquer canto do planeta - da Sonangol ( verdadeira galinha de ovos d'oiro, petrodólares e maxi-lucros ) , retira a gestão do canal público de TV a dois filhos de Eduardo dos Santos , tudo num ápice ("TSF,15Nov.17 e "J.Not".16Nov.17) ! João Lourenço, o novo Presidente de Angola , exonerou o Comandante-Geral da Polícia Nacional e Chefe dos Serviços Secretos Militares (TSF, 20Nov.17) !!! A questão principal que naturalmente se ergue é: donde lhe vem tal força ??...

Acontecimentos maiúsculos que se perfilam a favor de João Lourenço : a UNITA , grupo terrorista que assassinou muitas pessoas do próprio Povo Angolano, contestou o resultado das eleições e, agora, num paleio mais parlamentar, afirma que João Lourenço preside com "legitimidade ferida"
Então que reservas mantenho eu em relação ao novo ciclo político em Angola ? Quais os acontecimentos  em curso que confirmam a janela de esperança aberta ??!!...  Angola é, de longe, o País potencialmente mais rico do Continente Africano ( o qual, para quem o ignora, é muito maior que a União Europeia e Anexos ), País no qual incidem as pressões e ingerências do Grande Capital planetário .
Por outro lado, informações que vou agarrando a um meu familiar, angolano que se desloca à sua terra com frequência em funções de técnico superior de programação informática, dizem-me que em Luanda se fala menos do que se está a passar no seu País do que em Lisboa.
Ora, é óbvio para quem possui alguma experiência destas coisas que o húmus no qual mergulham as raízes de uma Revolução não consiste no território dominado, nem no número de lugares no Parlamento ou no Senado, mas no coração das pessoas que o habitam.
Se a apreciação do meu familiar angolano for consistente - mas, pode muito bem não o ser, o especialista de informática é pouco dado à política e pouco mais se desloca que em Luanda e arredores - , essa apreciação aponta mais para uma revolta palaciana do que para uma Sublevação Popular.

Apesar das enormes diferenças de escala, das forças políticas e militares, das riquezas em jogo, podemos comparar a Revolta ou Revolução Angolana com a situação nos terrenos onde se realiza a Festa do "Avante !" na Quinta da Atalaia. O que impede a Reacção Tuga de arrombar os portões da Atalaia com tanques e canhonaços não é o facto de os militantes comunistas terem comprado esforçadamente, com os seus dinheiros, as suas contribuições, as suas poupanças, os terrenos da Quinta, mas de a Reacção Tuga saber que a Atalaia e o "Avante !" têm as suas raízes profundamente mergulhadas em, pelo menos 20 % da População Portuguesa. Mesmo portugueses não afectos ao ideário e convicções comunistas, no presente, considerariam uma perda o encerramento da Quinta da Liberdade.
A Atalaia são as páginas do "Avante !" retrovertidas nos espaços concretos do Palco 25 de Abril - com o seu cruzamento de músicas, desde a 9ª Sinfonia, ao Fado, ao Rock da pesada - na Cidade Internacional - onde se acotovelam os Partidos Comunistas Cubano, Chinês, Italiano, Vietnamita, etc - na Bienal de Artes Plásticas - onde figuram mostras inesperadas de pintura, escultura, cerâmica, gravura - na Feira do Livro - com leituras para crianças, banda desenhada, e o melhor das nossas narrativas, romances, poesia e ficção ( falando do bom ao superlativo, neste País de poetas ), para além dos inúmeros espaços gastronómicos - com palcos musicais próprios - desde o Minho e Trás-os-Montes, passando pelo Porto, Centro do País, Lisboa, Alentejo, Algarve e Ilhas.
A Quinta da Atalaia são as páginas do incomparável jornal "Avante !" retrovertidas em  tendas, construções de madeira, tubos de ferro e tabopan, campos de terra, relva, gravilha, fontes, pequenos lagos, repuxos, onde, nas margens da laguna, nadam patos, gansos, voam perdizes e faisões, entre outras muitas espécies avícolas cujos nomes e características morfológicas não tenho a pretensão de conhecer ( embora lamente ). Construções todos os anos diversas, numa linha de evolução que nos permite reconhecê-las e... amá-las.

E esta "Segunda Vaga" da "Maré d'Assédios" já vai longa. Não devo assediar mais a Vossa pachorra. "ite, missa est".   


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Charlie Rose



Resultado de imagem para fotos ou imagens de joão lourenço, o novo presidente de angola         Resultado de imagem para fotos ou imagens da Quinta da Atalaia onde se realiza a Festa do Vante        Resultado de imagem para fotos ou imagens do jornal "Avante !"


Saudações fraternas do

Leopardo




Sem comentários:

Enviar um comentário