Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Marisa Matias -

Resultado de imagem para marisa matias
É candidata pelo BE; é natural de Coimbra, tem 39 anos; é doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; é vice-presidente do Partido de Esquerda Europeia.

M.Matias fala em "virar a página dos sacrifícios"; depois de se encontrar com a CGTP/IN acrescentou-lhe "estar preocupada com a precariedade laboral e os baixos salários".

O BE nasceu em 1999 do PSR (anti-estanilista), da UDP (sem filiação internacional declarada) e da Política XXI (Paulo Varela Gomes - o filho. Dos 3 deputados que elegeram em 2009 para o Parlamento Europeu, resta M.Matias, visto que Miguel Portas morreu de cancro de pulmão em 2012 e Rui Tavares, mal se apanhou no PE, livrou-se do BE e fundou o "Livre" (que será pouco mais que a sigla e ele próprio).

Nas legislativas de 4.Outubro.2015, o BE obteve uma votação surpreendente (surpreendeu os próprios!), elegeu 19 deputados para a Assembleia da República, passou a ser a terceira força parlamentar. Traz à memória inapelavelmente o Partido Eanista, que brotou no rescaldo do 25.Novembro.1975, e que se escuou pelo ralo da inoperância antes de ser esquecido.

O BE não acrescenta nada de positivo a estas memórias, dado que, por exemplo, uma das sexagenárias recém-eleita para a AR declarou levianamente "que não percebia nada daquelas matérias, mas que tudo se aprende, não é?!". Pior do que isso, o BE - integrando negociações conjuntas com o PS, o PSD e o CDS - já começa a claudicar sobre questões como o salário mínimo e a segurança social.

Resumindo, Marisa Matias, aparece nas eleições presidenciais de 24.Janeiro.2016, entalada entre o candidato Marçelo, Sampaio da Nóvoa, Catarina Martins (que é quem é conhecida no exterior e que já deu um murro na mesa, para ressoar no interior do Bloco, a vociferar que ela é que é cara e a voz do BE), entalada ainda pela personagem Francisco Louçã, que tem um pé fora do BE e o outro pé dentro, entalada também pelo facto de o BE ser considerado como o apoiante à presidência do ex-líder sindical Carvalho da Silva.                                                               M.Matias poderá recolher votos de todos aqueles a quem a permanente instabilidade do PS não convence, dos que, por preconceito, temem Edgar Silva, daqueles a quem o ilusionismo psdista do profe Martelo deixou de confundir e dos cataventos políticos que não debandarem para defronte das rádios e televisões a assistir aos jogos do Porto, do Braga e do Guimarães, marcados precisamente, e criminosamente, para o dia das eleições presidenciais.

1 comentário:

  1. Uma candidatura sem sentido que poderia ter confluído noutra(s) mais consistentes e reforçado a Esquerda.

    ResponderEliminar