Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina
 - nasceu no Porto a 28.Julho.1949 (tem, portanto, 66 anos), é casada com Manuel Jorge Henriques de Pina, jurista como a mulher. M.Belém concluiu a licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra, em 1972.

Belém iniciou a carreira como Técnica Superior do Ministério do Trabalho, desenvolvendo toda a carreira na Administração Pública e aposentando-se como assessora do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.

No 25 de Abril integrou o gabinete de Maria de Lourdes Pintassilgo e continuou com Maldonado Gonelha (que virá a ser da Trilateral). A ministra da Saúde Leonor Beleza (PSD) nomeou M.Belém vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (de 1988 a 1992).

A partir de 1976, Belém torna-se militante do PS.
Após a vitória de António Guterres nas legislativas de 1995 é nomeada ministra da Saúde no XIV Governo Constitucional (1999 a 2000).
Belém é eleita deputada à AR e reeleita em 2002, 2005, 2009 e 2011.

Em 2006 é contratada como consultora da empresa privada Espírito Santo Saúde e, em 2015, apontada para o Conselho Consultivo da Administração da Luz Saúde (ex-Espírito Santo Saúde). Na época, declarou "não ver qualquer incompatibilidade entre as suas funções como deputada na Assembleia da República e o seu emprego na empresa privada Espírito Santo".
Nas presidenciais de 2006, apoiou Mário Soares contra Manuel Alegre e, em 2011, foi mandatária da candidatura de Alegre à Presidência.
Ainda em 2011, Belém apoiou António José Seguro e foi eleita Presidente do PS.
Foi comentadora regular na SIC Notícias até Março de 2013.
As mortes recentes no Hospital de São José atribui-as "a algum (sic!) desiquilíbrio no Serviço Nacional de Saúde" (que tanto tem ajudado a demolir!). Vai assoprando para os "mírdia" que Marcelo é um "hiperactivo" e que a personalidade do PR exige uma pessoa "serena".

Em suma, Maria de Belém Roseira revela-se como uma carreirista e oportunista prudente, dissimulada, sempre pronta para apanhar a onda que a possa levar mais longe ao serviço de uma ambição pessoal sem limites. Nalgumas matérias - como as questões da NATO, da Paz e da Guerra, dos refugiados, do serviço da dívida, do apoio com os dinheiros públicos às falências fraudulentas dos bancos privados - M.Belém tem dificuldade em distinguir-se do profe Marcelo tal a convergência de opiniões e orientações. 
Poderá recolher votos dentro das feridas internas do próprio PS (nomeadamente das sensibilidades ligadas a Seguro, nas margens menos à direita do PSD/CDS, dos eternos votantes em translação entre os Partidos e movimentos).       

1 comentário:

  1. A ala direita do PS apresenta-se a eleições. Pode tirar alguns votos ao candidato da direita extremista.

    ResponderEliminar