Os críticos encartados da cinefilia embandeiram em arco, pátáti-pátátá pardais ao ninho, que o Larrain ultrapassa, pela esquerda e pela direita, o galês/britânico Peter Greenaway, que os actores e actriz etc e tal.
Cá o Leopardo das eras pré-glaciares dos Hermínios , no que respeita aos actores e actriz, está de acordo. Excelentes interpretações. No que concerne ao realizador Larrain , estou entre o perplexo e o pronto a desferir-lhe umas patadas com garras.
Atão não é que o fedelho nos apresenta o Pablo Neruda (L.Gnecco) como um divo mimado, gordalhufo, frequentemente bêbado e anichado nos braços da amante (M.Móran), ou de umas rameiras decadentes, a vazar espumante e o primeiro verso, sempre o mesmo, de um conhecido, belo e longo poema - "Posso escrever os versos mais tristes esta noite"?!...
Saí do cinema numa confusão tal, entre a perplexidade e a indignação, que a meio da noite me levantei da cama, procurei o meu "Canto Geral" (edição da "Campo das Letras",1998; com apresentação, tradução, glossário e notas de Albano Martins) , enfronhei-me nele e nas pouco fiáveis wikipédias (mas quem não tem perdigueiro, caça com gato) até ao luzir da alba. Voltei para a cama mais tranquilo.
Lá que o Neruda era gordo foi um facto incontornável. Que beberia sem contar os copos não vale a pena discutir. Que amou demasiado as mulheres ou demasiadas mulheres é das crónicas. Que seria excessivo nas suas explosões de afecto e desafecto não custa acreditar.
Mas reduzir a vida do enorme poeta Pablo Neruda a um duelo semi-imaginário entre ele e um polícia, símbolo metafórico da violentíssima polícia do general Videla, polícia-cão-de-fila (irmão romanesco do inspector Javert que persegue incansavelmente Jean Valjean, fugido das galés por ter roubado um pão para alimentar a família, ambos imortalizados por Victor Hugo nos "Miseráveis" , obra escrita cem anos antes) que é o seu duplo na alma, do outro lado da frágil linha divisória entre o Bem e o Mal, é excessivo, mesmo concedendo uma enorme faixa de boas intenções para estes espíritos greenaway. Contudo, de boas intenções está o inferno terrestre cheio.
Diz-nos Albano Martins que o projecto da obra "Canto Geral", iniciado em 1938, como "um Canto geral do Chile" viria a transformar-se num "canto geral da América".
Amigos, como é possível reduzir o autor de uma obra onde a maioria dos habitantes deserdados da América Latina ( o seu grosso, afora os pata-ao-léu dos outros continentes) se reconhece e interpreta como a sua voz, a um duelo narcisista, encenado e interpretado por Neruda? Como é possível reduzir o autor de uma obra imensa (o "Canto Geral" ocupa 588 páginas, fora o glossário e notas, e é apenas uma das obras numa galáxia de poemas muito mais vasta), escrita sensivelmente entre 1921 e 1973 - foi Nobel da Literatura em 1971 - a um duelo narcísico (por mais greenaway que se seja)?!...
Neruda que escreve a sua galáxia de poemas, em condições de rigorosa clandestinidade, mudando de casa-esconderijo para casa-esconderijo, por vezes três tocas de refúgio no mesmo dia. E não viveu na era dos telélés nem dos computadores, internets, wikipédias, "and so on".
Amigos, Pablo Neruda (amigo pessoal de Federico Garcia Lorca, Rafael Alberti, Picasso e tantíssimos vultos notáveis do século XX) foi uma lenda viva das forças de Esquerda, dos militantes Comunistas do século XX ! !! (independentemente do valor artístico que se atribua à sua obra). Neruda que dedicou estrofes a Simão Bolivar, a Carlos Prestes, a Staline.
Abdicou da sua intenção de se candidatar à presidência do Chile (tal o seu prestígio) depois da deposição de Videla , após ter conhecido pessoalmente o socialista verdadeiro Salvador Allende, massacrado no palácio presidencial de La Moneda, por Augusto Pinochet , recém-chefe das Forças Armadas, que foi apoiado por força aérea estrangeira, ainda não claramente identificada, Pinochet que tinha jurado fidelidade a Allende, semanas antes...
Talvez , uma boa síntese do sentido da obra Neruda possa ser encontrada no filme "Il Postino", com a acção transposta para Itália, na qual um carteiro ("il postino"), após Neruda lhe ter explicado o que era uma metáfora - a fim de o carteiro poder namorar uma rapariga do seu gosto - , explicar ao poeta que, afinal, a Poesia é tão somente o Oceano onde se encontram aqueles que se amam.
Talvez, por essa mesma razão, a casa de Neruda em Santiago do Chile, apelidada de "La Chascona" foi assaltada e saqueada pelos sicários de Pinochet. Hoje, restaurada, é museu nacional e pode ser visitada facilmente.
Augusto Pinochet, posteriormente promovido a general e marechal, "always helped by dear friends britain and cowboys" , foi deposto pela luta popular e por plebiscito, após uma longuérrima e desapiedada ditadura militar com milhares de assassínios e crimes no dorso, sendo acolhido e enterrado em Londres com honras de chefe de Estado. Só crimes maiores são-lhe assacados 330, entre eles o de Neruda, que terá mandado assassinar com uma injecção letal. A versão oficial, na época, é a de que tinha morrido de um cancro na próstata, mas um assistente e motorista do poeta insiste no assassínio pela injecção. O corpo foi exumado, têm sido empregues as técnicas mais recentes de análise e o caso continua em julgamento nos tribunais internacionais...
Talvez, Pablo Larrain não seja tanto para jogar fora, se lhe dedico tanto espaço. O esforço para combater o seu desentendimento, ou o meu desentendimento do entendimento dele, significará decerto um certo respeito. Senão bastava dizer-lhe "oh filho, chega p'ra lá, vai vender carapau podre pá tua rua".
Saudações militantes do
Leopardo
Lá que o Neruda era gordo foi um facto incontornável. Que beberia sem contar os copos não vale a pena discutir. Que amou demasiado as mulheres ou demasiadas mulheres é das crónicas. Que seria excessivo nas suas explosões de afecto e desafecto não custa acreditar.
Mas reduzir a vida do enorme poeta Pablo Neruda a um duelo semi-imaginário entre ele e um polícia, símbolo metafórico da violentíssima polícia do general Videla, polícia-cão-de-fila (irmão romanesco do inspector Javert que persegue incansavelmente Jean Valjean, fugido das galés por ter roubado um pão para alimentar a família, ambos imortalizados por Victor Hugo nos "Miseráveis" , obra escrita cem anos antes) que é o seu duplo na alma, do outro lado da frágil linha divisória entre o Bem e o Mal, é excessivo, mesmo concedendo uma enorme faixa de boas intenções para estes espíritos greenaway. Contudo, de boas intenções está o inferno terrestre cheio.
Diz-nos Albano Martins que o projecto da obra "Canto Geral", iniciado em 1938, como "um Canto geral do Chile" viria a transformar-se num "canto geral da América".
Amigos, como é possível reduzir o autor de uma obra onde a maioria dos habitantes deserdados da América Latina ( o seu grosso, afora os pata-ao-léu dos outros continentes) se reconhece e interpreta como a sua voz, a um duelo narcisista, encenado e interpretado por Neruda? Como é possível reduzir o autor de uma obra imensa (o "Canto Geral" ocupa 588 páginas, fora o glossário e notas, e é apenas uma das obras numa galáxia de poemas muito mais vasta), escrita sensivelmente entre 1921 e 1973 - foi Nobel da Literatura em 1971 - a um duelo narcísico (por mais greenaway que se seja)?!...
Neruda que escreve a sua galáxia de poemas, em condições de rigorosa clandestinidade, mudando de casa-esconderijo para casa-esconderijo, por vezes três tocas de refúgio no mesmo dia. E não viveu na era dos telélés nem dos computadores, internets, wikipédias, "and so on".
Amigos, Pablo Neruda (amigo pessoal de Federico Garcia Lorca, Rafael Alberti, Picasso e tantíssimos vultos notáveis do século XX) foi uma lenda viva das forças de Esquerda, dos militantes Comunistas do século XX ! !! (independentemente do valor artístico que se atribua à sua obra). Neruda que dedicou estrofes a Simão Bolivar, a Carlos Prestes, a Staline.
Abdicou da sua intenção de se candidatar à presidência do Chile (tal o seu prestígio) depois da deposição de Videla , após ter conhecido pessoalmente o socialista verdadeiro Salvador Allende, massacrado no palácio presidencial de La Moneda, por Augusto Pinochet , recém-chefe das Forças Armadas, que foi apoiado por força aérea estrangeira, ainda não claramente identificada, Pinochet que tinha jurado fidelidade a Allende, semanas antes...
Talvez , uma boa síntese do sentido da obra Neruda possa ser encontrada no filme "Il Postino", com a acção transposta para Itália, na qual um carteiro ("il postino"), após Neruda lhe ter explicado o que era uma metáfora - a fim de o carteiro poder namorar uma rapariga do seu gosto - , explicar ao poeta que, afinal, a Poesia é tão somente o Oceano onde se encontram aqueles que se amam.
Talvez, por essa mesma razão, a casa de Neruda em Santiago do Chile, apelidada de "La Chascona" foi assaltada e saqueada pelos sicários de Pinochet. Hoje, restaurada, é museu nacional e pode ser visitada facilmente.
Augusto Pinochet, posteriormente promovido a general e marechal, "always helped by dear friends britain and cowboys" , foi deposto pela luta popular e por plebiscito, após uma longuérrima e desapiedada ditadura militar com milhares de assassínios e crimes no dorso, sendo acolhido e enterrado em Londres com honras de chefe de Estado. Só crimes maiores são-lhe assacados 330, entre eles o de Neruda, que terá mandado assassinar com uma injecção letal. A versão oficial, na época, é a de que tinha morrido de um cancro na próstata, mas um assistente e motorista do poeta insiste no assassínio pela injecção. O corpo foi exumado, têm sido empregues as técnicas mais recentes de análise e o caso continua em julgamento nos tribunais internacionais...
Talvez, Pablo Larrain não seja tanto para jogar fora, se lhe dedico tanto espaço. O esforço para combater o seu desentendimento, ou o meu desentendimento do entendimento dele, significará decerto um certo respeito. Senão bastava dizer-lhe "oh filho, chega p'ra lá, vai vender carapau podre pá tua rua".
Saudações militantes do
Leopardo
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