Sua Excelência Excelentíssima, profe Martelo condecorará (ou decorará?...) amanhã, nos passos perdidos do Palácio de Belém, as ex-primeiras damas Maria José Ritta (mulher de Jorge Sampaio) e Maria Cavaco Silva pelos eminentes serviços prestados à Nação, expandindo a cultura lusa pelos cinco cantos do planeta.
Parece que ambas exerceram as "funções" de primeiras-damas a "tempo inteiro" (mártires que nem dormir podiam), cada uma delas durante 10 anos, concentrando-se em causas afins : os direitos da criança, a terceira idade, a pobreza, os deficientes, a educação.
Embora, no interior do País não se tenha dado por nada, decerto devido à modéstia das damas, ao trique-e-trique invejoso nativo, e a alguma distracção dos "mírdia", mais focados no futebolês e "nas casas dos segredos" das Teresas Guilhermes , Sua Excelência o Senhor do Martelo está atento, nada escapa à sua visão circular, e reporá a Justiça e a Bem Aventurança Social esta quinta-feira.
Confesso a minha falta de argúcia, pois eu da ex-primeira dama Cavaca Silva só dera pelas suas excursões às Ilhas Selvagens e pelos seus deliciosos gorjeios com uns passaritos denominados cagarras. Espero que existam registos dessas imorredoiras sinfonias mulher-pássaros que tanto têm espalhado a cultura portuguesa por toda a parte. Tão longe nem o Luís Vaz nem o Fernando Pessoa.
Em contraste com estas "boas novas", hoje, a RDP/Antena 1 noticiou o calvário dos refugiados sírios, especialmente as crianças e as mulheres, na Turquia . Como se sabe, a Turquia é na actualidade um fiel aliado da Nato/Casa Branca/Pentágono/CIA, que, no interior do seu país, retrocedeu décadas em relação aos direitos e à liberdade dos seus cidadãos, nomeadamente das mulheres, e que, no plano externo, é uma das bases de apoio ao "Exército Islâmico" e ao ataque à Síria de Assad.
O mais impressionante nos relatos é que as crianças sírias refugiadas na Turquia falavam como adultos. Diziam-se agradecidas à Turquia pelo acolhimento, que lhes tinha permitido subtraírem-se à morte e à fome, mas iam contando as inúmeras redes de violência, de violação sexual, de prostituição - muitas delas partilhadas por cidadãos britânicos ( !... ) - que as cercavam, e todas elas manifestavam o desejo de voltar ao seu país, a Síria, para ajudarem a construir um futuro melhor para os seus descendentes, até com o que tinham aprendido na sua experiência pessoal...
Eu senti-me esmagado pela grandeza das crianças sírias, a quem foi roubado o direito e a vivência de crianças, sendo obrigadas a uma maturidade acelerada para sobreviver.
Na mesma linha terrorista, são reiteradas as afirmações de que a CIA e os seus heterónimos detêm o poder de penetrar e vasculhar todos os computadores pessoais e smartphones que estejam ligados à Internet. Afirmações que derivam do super-espião norte-americano Snowden - hoje refugiado na Rússia - cujo elaborou as super-capacidades da espionagem electrónica ( Oliver Stone expôs isto, com a minúcia possível, numa película que transitou nos cinemas ).
Como não querem os meus amigos que eu me atarde nos futebóis do Benfica?!.. O SLB sempre gozou da fama e do proveito de ser o clube da Arraia Miúda, dos que levam para o campo o farnel do cozido à portuguesa, o garrafão dos 5 litros de tintol, e depois vestem de vermelho, não é (camisolas, t-shirts, cachecóis, bonés) ?!...
É preciso lembrar que chegar à fase de jogar contra o germânico Dortmund já é, em si, uma proeza?! E que o SLB não é só futebolês?! Que é também , por exemplo, andebol, onde vão à frente na versão sénior masculina?! Que é o clube onde treina a Telma Monteiro, a maior judoca portuguesa de sempre nas versões masculina ou feminina (que um clube do outro lado da 2ª circular, tentou surripiar-lhe a troco de €uros de judas)?! E que tem uma equipa de voleibol feminino , garotas fabulosas de uns 12 anos de idade (por acaso, só por acaso, duas netas minhas, treinadas por um filho meu). Que é o único dos grandes clubes com as contas em dia, aprovadas, e que registam até um superavit?!...
E decerto muito mais que as minhas escassas sabenças desportivas ignoram !
Findo com a sugestão da cançoneta "o Rio di Janeiro continua lindo, /Janeiro, Fevereiro/ Fevereiro e Março"... As baianas estão agitadas... O Cárnávale vai ser bom !
Sem comentários:
Enviar um comentário