Como se recordam o título desta reflexão é tomado de empréstimo da miserável divisa do ditador fascista Salazar para tentar justificar a guerra colonial - em Goa, Damão, Diu, Macau, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e Moçambique - , divisa que na actualidade é retomada nos praticó-concretamente pelo ainda Presidente do Sporting , o licenciado em gestão ( ou indigestão ) pela UAL, universidade que se tem tornada notada por distribuir diplomas ... hilariantes... Os cujos quais têm pelo menos o mérito de demonstrar que o sentido de humor do nosso País é mui... elástico.
Pelos lá foras, o noticiário conta-nos :
A criptomoeda não constitui um valor mobiliário - tal como se previa - liquidando, em minutos, uma série de pequenas e médias poupanças.
A Bolsa de Xangai abre com ligeira subida de 0,05 % ( há semanas ou meses que, invariavelmente abre a subir... ).
A Bolsa de Tokyo abre a subir 0,27 % e o País do Sol Nascente bate palminhas pois descobriu nas profundezas das suas águas territoriais jazidas de petróleo e minérios raros suficientes para os próximos séculos ( assim é fácil de prever que aumentem as excursões de velhas senhoras nipónicas recobertas de imensos chapéus, capelinas brancas, luvas rendadas até acima dos cotovelos e óculos para o sol semelhantes aos dos motoqueiros ... ).
No Brasil , 251 nefandas criaturas foram detidas em operações de combate à pornografia infantil ( deve tratar-se de uma operação de cosmética da ditadura de Temer ... ).
Cá nos interiores :
O Reitor da Universidade Fernando Pessoa, sediada no Porto, é acusado de desviar fundos e deverá conhecer a sentença hoje ( ao Sábado ?... ).
O restante, para cima e para baixo (na verdade, cada vez mais para baixo) , são toneladas da baixeza moral de Brilho de Cascalho:
- o homúnculo deu uma conferência de imprensa pranha da sua incomensurável jactância, ambição, narcisismo ( ainda vamos levar com ele a candidatar-se à Presidência da República, talvez com o lema do comediante brasileiro Tiririca : "pior não fica !" ). Além dele próprio, presentes, apenas os "mírdias", prontos para o esfatachar pelo ridículo. Mas, o catedrático Cascalho leu um papel, rodopiou sobre si próprio e foi-se ( ainda temi que os "mírdias" insistissem e a criatura tornasse a ler o papel ). Em substância, o papel rezava que "obviamente não largo o cargo" (que deve ser dele quiçá por direito divino...) e "lá estarei no Jamor, no Domingo".
Não era previsível outra declaração, pois o nanico, sem o Zepooorting vale zero à esquerda de zero.
- "A Bola" titula "Orgulhosamente sós" sobre a carinha laroca do jeitoso.
- "O Record" escarrapacha na capa, em caracteres gordos, "Agarrado ao Poder" sobre um plano médio do Cascalho .
- Jaime Marta Soares, ex-apoiante do "gauleiter" até há uma semana atrás, encolhido, confessa : " o BdeC não aceita aconselhamento".
A investigação em curso das Polícias desvenda que os trauliteiros a soldo, pró-nazis, estiveram 2 horas dentro da Academia de Alcochete do Sporting , foram deixados entrar e sair sem problemas pelas Seguranças ( mesmo após a violência destrambelhada... ) , tiveram que correr a bom correr, já encapuçados, desde a primeira barreira até ao campo onde a equipa de futebol treinava, tudo na boa paz de um deus nazi. Dos 52 brutamontes pró-nazis, 35 estão identificados e 9 prontificaram-se a "cantar" (não faço ideia se em Sibemol ou em sis de sopranos ...).
De qualquer forma, da "responsabilidade moral" do acontecido em Alcochete o "gauleiter" Cascalho não se safa... para a eternidade efémera do futebol luso.
O Director do Sporting ( quem é ?... ) é suspenso de funções e terá de pagar uma caução de 60.000 €uros ( de que bolsos sairão ? Provavelmente de contribuintes avulsos que não fazem outra coisa que trabalhar por salários escassos, a recibos verdes, ou tipos como eu que militam em blogues que poucos possuem pachorra para ler em diagonal ... ).
O Sporting Clube de Portugal arrisca perder 5 a 8 pontos se for condenado.
Positivo, positivo, nesta semana - que se tem propulsionado veloz à custa de acontecimentos que oscilam entre o muito grave e o caricato - respigo a decisão do Director do D.Maria II, Tiago Rodrigues, que cancelou a participação do seu Teatro no próximo Euro-Festival da Canção na Jerusalém Sionista e a decisão de Tiago Rodrigues de aderir ao boicote activo à realização do dito Festival.
Igualmente muito positivo são as lutas da Fenprof e dos Sindicatos seus aliados pelo respeito do trabalho dos Professores e as lutas do PCP, da CGTP-IN e da SIESE por melhores salários, por 35 horas de trabalho semanal e pelo fim dos venenosos "recibos verdes".
E amanhã, Domingo, dia dos deuses antigos do Olimpo, 99,9 % dos portugueses rezam aos númens das suas variegadas convicções - incluindo as ateias - para que os jogadores de futebol do Rio Ave façam os tugas felizes pelo menos durante 2 a 3 dias eternos...
Saudações, calorosas, confiantes e divertidas do
Leopardo
Sem comentários:
Enviar um comentário