Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 12 de maio de 2018

O Salário de um Escritor

Julgo sinceramente, do fundo de mim mesmo, que o verdadeiro salário ( e "salário" provém de sal, ingrediente bastante caro há centenas de anos atrás, pois servia para conservar alimentos - não existiam câmaras frigorificas ou frigoríficos caseiros - e podiam constituir um pagamento por  matérias ou serviços prestados ) de um escritor, não importa o nível qualitativo que lhe é atribuído, é o contacto directo com o seu público, o diálogo com os seus leitores, olhos nos olhos, não aquela deturpação de diálogo que é mediado pelos facebook's, pelas internet's, pelos diabólicos iphone's. Nem os proventos auferidos pela publicação dos seus livros, quer os proventos sejam gordos ou esqueléticos.
Julgo que só o diálogo directo, olhos nos olhos, mesmo com todas as ambiguidades, obliquidades, evasivas - e exactamente também por causa destas - permite a um verdadeiro escritor sondar o grau de aceitação, identificação e reconhecimento que obtém dos seus leitores. Porque quem escreve, escreve sempre para leitores - nem que sejam imaginários - e este é um acto de amor sem preço determinável, é um acto de amor através do qual a Vida se pretende renovar, multiplicar, ofertando "novos mundos ao mundo".
Não existe, portanto, "pilim", "cacau", ouro ou argênteo, "arame", "carcanhol", "guito", suficiente para pagar a um verdadeiro escritor. ( Não falo, claro está, de uns José Rodrigues dos Cantos ou de uns Milhazes vorazes, que outra coisa não pretendem senão fazer crescer uns "offshores" financeiros mais escondidos que tocas de toupeiras ) . Por alguma razão o Velho Testamento gravou que no princípio era o Verbo...
É evidente que o Capitalismo , reinante há uns séculos, e sem respostas sociais para dar sobretudo a partir do século XIX, tenta subordinar os escritores através das editoras e das redes de distribuição dos "books". Mas, estas batalhas atingiram o seu auge e os tempos vindouros revelarão a quem pertence o Futuro... 

Os praticó-concretamente reinantes vão quotidianamente demonstrando a falência total do Capitalismo .

A Bolsa de Xangai , nas mãos da República Popular da China, vai invariavelmente tomando praças no Mundo do Capital e desvelando a face imperial do "Celeste Império", patamar intermédio entre os humanos seres e os deuses. 

A "bitcoin", moeda da Internet, moeda digital, pode, num ápice de poucos minutos, valer ouro... ou chumbo ( afundando milhares de pequenas e médias poupanças... ).

A fabricante norte-americana das míticas guitarras Leibson ( usadas, por exemplo, por Elvis Presley e por Keith Richards ) vai declarar falência, atirando para o desemprego uns milhares de trabalhadores.

O brasileiro Ederson,  fabuloso ex-guarda-redes do Benfica actualmente no Manchester City, entrou para o livro de "record's" do Guiness por ter pontapeado uma bola a 75,3 metros ( puxando-nos as saudades do igualmente notável Matateu, do Belenenses, que chutava as pesadas bolas da época, em cautchú, de baliza a baliza e furava as redes... se algum exagero houver, perdoe-se-me... é da provecta idade ).

Brilho de Cascalho não desiste de divertir o pagode e na sua última "boutade" representa-se como o presidente do Sporting do Futuro : "o presidente-adepto". Ou seja, uma espécie de pequeno "clown" nacional sempre lantejoulado de palhaço rico. Não admira que "os mírdia" vão ao seu encontro, pois a criatura é um vulcão de disparates, em erupção permanente. 

Os reaccionários venezuelanos anti-Maduro ( Maduro continuador do ideário e das políticas de Martí e Chavez ) recebem ajuda alimentar da ONU ... na Colômbia ( que vai traindo os Acordos que assinou com as FARC ) . 

Em Portugal, a máfia que domina o cultivo da ameijôa usa imigrantes como trabalhadores-escravos ( são sobretudos imigrantes vindos da Ucrânia ) .

A CGTP-IN , a Siese e o PCP exigem o aumento do salário mínimo e o fim do "trabalho precário" ( isto é, pago a "recibos verdes" ) . 

Os patrões do Imobiliário em Lisboa vão despejando para a periferia os inquilinos pobres e reservando a capital para os estrangeiros da classe média-alta ou acima e para hotéis de luxo, suscitando apelos lancinantes como: "Tirar a minha velha mãe daqui da Madragoa, onde viveu sempre, é matá-la."

Os relatórios sobre os incêndios em Pedrógão apontam 22 falhas de descoordenação, desorganização, má avaliação, operacionais ausentes e um "desaparecimento de provas "vitais" inacreditável ". A Procuradoria Geral da República divulga um relatório que confirma que foram apagados e destruídos documentos sobre Pedrógão.
O coronel António Paixão , comandante operacional da Protecção Civil em demissão, vai ter de devolver o seu diploma de licenciatura ( sacado na Lusófana... ) por nele constarem "factos que não correspondem à verdade".

Apesar de Fátima ser considerado o santuário católico que mais dinheiro rende para Cúria Romana depois das concentrações no próprio Vaticano, na "Piazza" de São Pedro e São Paulo, a mega-operação de segurança da GNR no santuário português precisou de contratar polícias espanhóis e franceses. É óbvio que a protecção da Virgem, da mana Lúcia, dos Três Pastorinhos  e da Oliveira Sagrada não é suficiente...

O cavaleiro tauromáquico Rui Fernandes declarou que gostava de ver Sua Excelência Excelentíssima, o Presidente Marcelo na Praça de Touros do Campo Pequeno "até porque toda a gente sabe que ele gosta de corridas ( e mergulhos no Tejo, acrescento eu )". Pergunto-me se Sua Excelentíssima Excelência estará preocupado com os votos do PAN...

A mulher de Ricardo Salgado guarda mais de 100 milhões de €urios na Suiça demonstrando  que o sr. doutor tem grande dedo para esposas, aquilo não é uma mulher é um cofre-forte...

Todavia, nem tudo é mau. O corajoso Lula da Silva, líder do PT, num Brasil de novo nas mãos de coronéis corruptos e assassinos, anuncia que é "candidatíssimo às próximas eleições presidenciais". Tiro-lhe o meu chapéu e, comigo, milhares de chapéus portugueses respeitam-no e saúdam-no !!!

E agora vou ver e ouvir ( na "pantalha" caseira, já se imagina ) os 26 países que competem no Festival da Canção da Eurovisão, no Pavilhão comprado pela Altice . É tudo uma pimbalhada ao jeito dos "camónes", a começar pela língua usada, pois sejam espanhóis, franceses, holandeses, britânicos, dinamarqueses, suecos, sérvios, croatas soam todos ao ianque de quem tem feijões caverna bucal; a música são umas rocalhadas a terminar todas como rolhas de espumante barato a saltar em estridência; e o vestuário toca todas as teclas do "kitch" desde os véus esvoaçantes aos andrajos dos "homeless". 
Porém quem assume a tarefa militante de teclar um blogue tem de estar preparado para os vendavais... Ossos do ofício...

Resultado de imagem para foto ou imagem de uma bitcoin                   Resultado de imagem para foto ou imagem de uma guitarra LeibsonResultado de imagem para fotos ou imagens da Praça de Touros do Campo Pequeno Resultado de imagem para fotos ou imagens do Santuário de Fátima


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Lula da Silva   Resultado de imagem para fotos ou imagens de um palhaço rico



Saudações confiantes do

Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário