A Administração Trampas , a despropósito da Coreia do Norte pretensamente possuir um míssil que desequilibrará o equilíbrio do terror instalado na região pela NATO/CIA/Pentágono , enviou uma esquadra para os Mares do Sul da China. Entretanto, numa clara resposta à provocação "cowboy", uma esquadra chinesa e uma esquadra russa começaram a escoltar a esquadra yanque, dando-se mesmo o almirante russo ao trabalho de advertir que transportavam na sua esquadra um super-míssil capaz de fazer desaparecer do mapa, em três minutos, um país como Portugal - possibilidade que não me traz alegria nem sossego nenhum ao espírito.
Talvez decerto por estas manifestações de músculos, a esquadra "cowboy" voltou para trás, declarando que tinha ido fazer apenas uma "passeggiata" para desentorpecer as quilhas.
Para não se mostrar abaixo de posturas tão espectaculares, Sua Santidade o Papa, Senhor da Praça de Pedro e Paulo, no Estado do Vaticano, no coração do distrito de Roma, anunciou "urbi et orbi" que vai igualmente beatificar os outros dois pastorinhos, a 13 de Maio, em Fátima. A mana Lúcia já foi beatificada em Fevereiro.
Ora, embora eu não seja um especialista de questões e hierarquias teologais, eu creio que isto acarreta problemáticas da maior implicância praticó-teóricas para a Cristandade. Senão ponderemos: a mana Lúcia, porque leva mais 3 meses de santidade, passa a ser uma santa mais antiga, com mais "pedigree" que os primos Francisco e Jacinta. Não me parece uma coisa muito democrática, pelo menos não muito abonatória numa irmandade.
Depois como vai o Estado do Vaticano traduzir em imagens, em ícones, os novos santos? A mana Lúcia de sobrepeliz negra, toda compostinha, e os primos, pastores de barrete enterrado no toutiço, alforje ao ombro, cajado na mão, cães rafeiros à ilharga? Parece-me um tanto desequilibrado para primos-manos na Cristandade...
Na questão de aumentar o património nacional em que todos os Estados parecem apostados, já vimos na edição anterior como a Espanha olha com gula para Saramago , talvez Moçambique para Lobo Antunes, porventura as Índias para Camões. Não estranharemos se a Grã-Bretanha lançar vistas idênticas para Paula Rego dado que a pintora estudou em escolas inglesas, estagiou em Londres , manteve um longo matrimónio com um pintor inglês e é , juntamente com Maria Helena Vieira da Silva, a pintora portuguesa de maior renome a nível internacional e que mais caro vende. A Alta Finança tem razões que a Arte ignora...
"At last, but not the least", uma das minhas atentas leitoras chamou-me a atenção para a palavra "mescolare", se eu não estaria a maltratar uma palavra espanhola. Não tenho a pretensão de nunca ter dúvidas e nunca me enganar, porém, desta feita, não me enganei, não inventei neologismo desastrado, não cometi erro por estar a tombar de sono. "Mescolare" é palavra italiana que significa "misturar".
Como sou um apaixonado da língua italiana - acaso a língua mais bela depois da portuguesa - fui ao dicionário verificar qual a expressão italiana para o portuguesíssimo "esparregado" (ervas cortadas e temperadas que muito aprecio) e encontrei a seguinte expressão: "stufato di verdura bolita". O que traduzido literalmente dá: "estufado de verduras cozidas". De experiências basto experimentadas garanto que os italianos sabem fazer esparregado bem feito, mas devem inventar uns dizeres mais consentâneos com a bondade do prato em causa. Vou ponderar se constituo um movimento a nível internacional - financiado claro está !... - para promoção do Esparregado a património mundial da Humanidade. Evidentissimamente serei o secretário-geral do Movimento com direito a renda vitalícia e reforma antecipada...
Saudações beatíficas do
Leopardo
Sem comentários:
Enviar um comentário